Da Redação #25: O Bloqueio do Twitter/X e o STF


   E eis que aconteceu finalmente o que todo mundo com mais de um neurônio funcional que sabe o que é democracia tanto queria: O STF mandou bloquear o acesso ao X, o antigo Twitter, no Brasil! E embora uma parte de mim gostaria de continuar lá só para ver bilionário chorando as pitangas, que é bom e faz bem para a alma em qualquer situação, eu já estou no BlueSky, a quem desejo vida longa e próspera!
   É claro que tem gente fazendo tempestade em copo d'água com a decisão. Eu não concordo, e é bom que fique claro, com a multa pelo uso de VPN, se ela realmente for acontecer, acho muito exagerado. Fora isso, não tem como não concordar com a decisão do supremo.
   O Bilionário, que acha que é o homem de ferro (o que é igual a Video Brinquedo achar que é a Disney) acreditou na falácia capitalista que associa dinheiro a poder e que portanto poderia ter o que quer quando quer. Mas ele não pode ser maior que um país inteiro, e quando ele permite que sua rede social sirva de abrigo seguro para racistas, homofóbicos e até pior, supremacistas, é preciso que haja uma intercenção, tanto que até a União Européia já deu sinais de estar estudando a possibilidade de tomar as mesmas medidas.
   Ainda mais que até o momento ele não provou que houve de fato alguma ordem ou comunicação da parte do STF no sentido de mandar prender os funcionários do X no Brasil, que foi a justificativa dada para retirar os seus representantes do país e descumprir a legislação. O povo do Twitter tem chorado muito até a completa desligada do mesmo e ele também.
   E o bloqueio do Twitter no Brasil significa muita coisa, pois estamos entre os maiores públicos consumidores de redes sociais do mundo junto com China e Índia. E não bastasse o valor de mercado da plataforma ter caído vertiginosamente desde a compra, sobretudo quando ele demitiu quase toda a galera que trabalhava lá antes dela sem mais nem menos. Com a perda desse mercado temos muito mais dinheiro voando do bolso dele e por isso ele está desesperado e falando um monte de coisas sem provar para fazer parecer que ele é a vítima. No capitalismo, bilionário nunca é vítima de nada.
   Cabe mencionar que, quanto as ordens de bloqueio que foram mostradas, não há a necessidade de justificar nada quando há investigações correndo em segredo de justiça envolvendo essas pessoas. E se ele está insatisfeito com essas ordens, ele pode expor isso e lutar pelo impeachment do ministro, mas não desobedecer essas ordens. Tanto que os EUA não foram desobecidos quando Trump foi bloqueado. E quem trabalhava no Twitter (como eu que divulgava meus posts) pode trabalhar em outras redes sociais. O que não pode é o racismo, a homofobia, o nazismo e o supremacismo branco terem casa segura para se proliferar.
   Em tempo: Multar uso de VPN de pessoas físicas segue errado, ainda que pelos motivos certos.